PMEQ para Educação Infantil/ 2015
TAREFA 2:
Discorrer sobre os TIPOS DE CONTEÚDOS, analisando sua atuação desde o
planejamento até o trabalho em sala de aula. Procure expor sua opinião, indicando modelos de atividades você
desenvolveu ou está desenvolvendo que indiquem a necessidade de abordagens específicas e metodologias apropriadas que você .
1- Opine sobre a ideia de que cada conteúdo
pressupõe abordagens e metodologias específicas, uma vez que possuem natureza
diversificada. Você concorda com esta afirmação? Explique seu ponto de vista
apoiada em sua ação cotidiana de sala de aula.
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2- Que modelos de atividades você desenvolveu ou está
desenvolvendo que indiquem a necessidade de uma abordagem específica e
metodologia apropriada você tem para compartilhar?
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18 comentários:
PMEQ – TAREFA 2
Um dos instrumentos para que a qualidade se faça de fato é o planejamento do trabalho pedagógico.
Também na Educação Infantil o planejamento deve ser entendido como o primeiro passo do processo ensino-aprendizagem.
Planejar é uma questão de autoria: é a possibilidade do professor escrever e ser autor de seu conhecimento, de seu pensamento, de sua história, da história de seus alunos e de seu “destino” de aprendiz e ensinante.
os conteúdos contemplam três categorias atitudinais, conceituais e procedimentais.
Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, idéias e representações que permitam organizar as realidades.
Os conteúdos procedimentais referem-se ao fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas que se propõem.
Os conteúdos atitudinais referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando a intervenção do aluno em sua realidade
No meio escolar estes conteúdos são trabalhados todo o tempo, seja ele nos trabalhos individuais ou em grupos, sendo ele melhor trabalhado em grupo já que o tema proposto é aprender a viver. Os conteúdos atitudinais proporcionam ao aluno posicionar-se perante o que apreendem.
Podemos trabalhar em nossa sala de aula todos os conteúdos de maneiras proveitosas, não tentando separá-los, pois como podemos perceber todos estão correlacionados com a construção como um todo, nenhum deles é mais importante que o outro, a importância é encontrada no conjunto.
Aparecida Teruko Kazaoka Itokazu
08/09/2015
Meninas, vocês descreveram com muita propriedade as concepções de tipos de conteúdos e suas implicações na sala de aula, no planejamento, no fazer pedagógico!!
O fazer pedagógico em cada tipo de conteúdo necessita de metodologias específicas assim como dentro de um mesmo conteúdo às vezes temos a necessidade de propor vários caminhos para que o aluno torne o conhecimento significativo e possa a partir disto interiorizar o que está aprendendo.
Ao trabalharmos determinado conteúdo nos é colocado o desafio de contextualizá-lo proporcionando ao aluno entender sua especificidade e, ao mesmo tempo, sua relação e funcionalidade com o meio em que vive.
Maristela Diniz Lopes
25/09/2015
São os conhecimentos sistematizados que devem estar associados e articulados em nível crescente de complexidade de forma a garantir que, a partir de sucessivas aproximações, o aluno possa aprendê-lo e aplicá-lo.
Conteúdos CONCEITUAIS-o que é preciso saber,Conteúdos PROCEDIMENTAIS- o que é preciso saber fazer e Conteúdos ATITUDINAIS- os que admitem ser.
Os CONTEÚDOS CONCEITUAIS visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos,expressões,idéias,imagens,representações e nexos com os quais ele aprende e ressignifica o real. As competências do aluno materializam-se através do trato reflexivo de conteúdos específicos de ensino.
Os CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS expressam um saber fazer que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória , para atingir uma meta .Os mesmos sempre estão presentes num projeto de ensino,pois uma pesquisa, um experimento,um festival,uma oficina, são proposições de ações presentes em sala de aula.
Os CONTEÚDOS ATITUDINAIS está presente no cotidiano escolar, envolvendo valores,atitudes,normas,posturas que influem nas relações e interações da comunidade escolar numa perspectiva educacional responsável, valorativa.
Sabrina Gasparini Dias
O planejamento é o início de tudo, a partir dele é que vamos começar a desenvolver nosso trabalho. Com certeza cada conteúdo deve ser trabalhado de formas específicas e o mesmo conteúdo pode ser explorado de diferentes maneiras.
Na sala de aula devemos sempre nos preocupar com a realidade de cada aluno e como podemos fazer o desenvolvimento das atividades para atender todos de uma forma que seja geral, mas sem deixar de olhar a individualidade de cada um.
Márcia Rezende Vilela.
No documento do MEC - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil -,o importante é que a educação esteja voltada ao favorecimento de conquistas cognitivas, motoras, afetivas, sociais e éticas que são essenciais para as crianças nesta fase. Diante disso é necessário realizar um trabalho eficaz que permita a todas as crianças acesso pleno ao conhecimento, respeitando-as como seres históricos e sociais. Para isso precisamos planejar para fazermos escolhas coerentes e ter nossos objetivos alcançados.
Devemos começar pelas rotinas, que atuam como organizadoras das experiências cotidianas. A criança tem que primeiro organizar a experiência para depois representá-la. Só assim ela tornará capaz de falar e depois escrever. Qualquer coisa que fizermos só terá significado, desde que nós partamos da experiência vivida pela criança. Sua identidade é construída de forma gradativa, por meio das interações entre as crianças e os adultos. Através das atividades propostas as crianças irão experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e ideias.
O espelho é um excelente instrumento para a construção da imagem. Na sua frente a criança poderá se fantasiar, brincar e criar situações que possibilitem a interação. As músicas que trabalhamos, possuem um papel importante na educação das crianças; contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, facilitando o processo de aprendizagem. Além de favorecer a autoestima ainda enriquece o repertório das crianças. Trabalhamos também brincadeiras que envolve o canto e o movimento, pois auxiliam no desenvolvimento das capacidades expressivas. Ao movimentar-se elas expressam sentimentos, emoções e pensamentos, utilizando-se de gestos e posturas corporais.
As histórias trabalhadas dentro dos projetos, são de suma importância, pois quanto mais a criança estiver inserida em situações de interação verbal e quanto maior for a qualidade de interação adulto-criança, mais rapidamente progredirá na linguagem. Por isso é importante dar oportunidade da criança participar das conversas, comentários, escuta e reconto de histórias; pois da qualidade das experiências orais dependerá seu sucesso no processo de aquisição da escrita.
Rosimeire Peres Baleeiro de Sousa
Uma das alternativas para o trabalho na Educação Infantil é a metodologia de Projetos, que possibilita momentos de autonomia e independência do grupo, de cooperação e sociabilidade, também de liberdade e individualidade.
Trabalhar com projetos significa estruturar uma prática educativa alicerçada em diferentes áreas do conhecimento, áreas de interesse tanto do professor quanto dos alunos.
Assim, o professor tem um papel fundamental no acompanhamento das manifestações das crianças; precisa estar atento ao seu comportamento, as suas brincadeiras e interações no cotidiano.
A utilização de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando.
Para o desenvolvimento de todos os conceitos na aprendizagem. Uma maneira eficaz é o trabalho com projetos. Numa perspectiva interdisciplinar como forma de resolver conflitos cognitivos. Centra-se numa aprendizagem em experiencias coletiva, cooperativa, em que um elemento do grupo pode ir mais longe porque é sustentado pelos outros elementos desse mesmo grupo. Essa metodologia centrada no desenvolvimento proximal (VYGOTSKY) da criança, convidando-a a trabalhar acima e adiante das suas possibilidades tornando-se um eficaz andaime para o seu desenvolvimento.
Celia Regina Domingues e Erika Faria Hernandes
Para iniciar todo e qualquer trabalho é necessario o planejamento, pois nele deverá conter as expectativas para determinado público, levando em conta a sala como um todo e iniciando o trabalho, serao desenvolvidos métodos e técnicas diferenciadas, tanto para cada conteúdo, tanto para alunos q necessitem q você abranja um determinado assunto de várias formas, pois cada um aprende de uma forma e cada um tem suas facilidades e suas dificuldades. Posso destacar atividades matematicas como formas geometricas em q todos os tipos de conteudos foram utilizados para q realmente eles entendessem, por exemplo: foi apresentada 1 forma de cada vez (circulo, quadrado e triangulo) , seus desenhos e especificidades, em seguida eles desenharam individualmente, em grupo, procuraram na sala, na escola e em revistas onde aquelas formas estavam presentes, alem de utilizarem tais formas para recriar outros desenhos como casa, soldado, carrinhos, etc, Desta forma utilizei o conceitual, procedimental e atitudinal, dentro da realidade deles.
Ligia ellen rodrigues
Creche acacias - maternal
TAREFA 2
Para trabalharmos em sala de aula devemos desenvolver os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Conceitual - Mostra para o aluno algo já existente e que não muda, como as cores e os números. Os mesmos devem se apropriar destes conceitos.
Procedimentais - é o ato de realizar ações para atingir uma meta de forma ordenada, isto é, com regras.
Atitudinais: são valores e normas necessários para o bom convívio social.
Elaine Brito e Juliane Carolina
EMEI Mônica
TAREFA 3
1 - Entendemos que os conteúdos devem ser trabalhados com metodologias especificas, pois são distintos. Porém, devem ser abordados dentro do projeto pedagógico.
2 - Trabalhamos com nossos alunos o livro MEDO DE NINGUÉM - UMA HISTÓRIA SOBRE BULLYING porque sentimos a necessidade de desenvolver valores e atitudes relacionados ao amor e respeito ao próximo. Este livro relata claramente como é "feio" não respeitar os amigos. Percebemos que houve mudança real no convívio dos alunos.
Elaine Brito e Juliane carolina
EMEI MÔNICA
TAREFA 4
PROJETO DE TRABALHO - VIVENCIAS
Tema: Construção Social da Criança
Objetivos:
- Agir com respeito ao próximo;
- Adquirir boas maneiras;
- Conscientizar-se das regras.
Ações:
- Histórias educativas: SOMOS TODOS DIFERENTES, MAS NOSSOS DIREITOS SÃO IGUAIS (Alexandre Taleb)
- Brincadeiras com regras (Dança das cadeiras, Batata quente e Coelhinho sai da toca)
- Filme NANNY Mc PHEE, A BABÁ ENCANTADA 2
Avaliação
- Os alunos serão avaliados no decorrer das aulas e em suas atitudes no cotidiano escolar.
Elaine Brito e Juliane Carolina
EMEI MÔNICA
TAREFA 5
TEXTO - Consequência Pedagógicas da Teoria de Piaget em Sala de Aula
As atividades desafiadoras acionam e mobilizam esquemas cognitivos de forma a levar o educando a observar, comparar, identificar, diferenciar, classificar, seriar, localizar no tempo e espaço, descrever, explicar, coletar e analisar dados, sintetizar, propor e comprovar hipóteses, concluir, deduzir, conceituar, interpretar, escolher e justificar as escolhas feitas, avaliar e julgar.
A verdadeira aprendizagem , a mais duradoura, não é produto de um ensino meramente verbal ou gráfico . Ela decorre quando se apela sistematicamente para a atividade do aluno, dando-lhe oportunidade de atuar diretamente sobre os objetos, manipulando, construindo, pesquisando e experimentando.
Utilizar jogos como recurso útil para a aprendizagem, pois as crianças tendem a concentrar sua atenção e a trabalhar mais intensamente, mantendo seu nível de esforço, quando estão envolvidas nesse tipo de atividade. O jogo é o impulso natural da criança e é capaz de absorve-la de forma intensa e total criando um clima de entusiasmo que torna o jogo uma atividade como forte teor emocional.
Para Piaget, o convívio grupal ajuda o desenvolvimento das estruturas cognitivas, pois oferece a oportunidade para que cada um compare seus pontos de vista com os dos outros, percebendo que os objetos ou acontecimentos podem ser vistos ou interpretados sob perspectivas diferentes.
observar os alunos enquanto trabalham, prestando atenção na forma como agem e ouvindo sua opiniões, de modo a poder ajudá-lo quando necessário. Cabe ao professor adotar uma atitude de feedback estimulando a atividade mental doa alunos e seu trabalho de descoberta e investigação, bem como reforçando positivamente as iniciativas e os esforços dos alunos, de modo de incentivá-los no processo de construção do conhecimento.
Elaine Brito e Juliane Carolina
EMEI MÔNICA
Podemos perceber que os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais estão veiculados com os quatro pilares da educação. Portanto, conteúdos conceituais: aprender a conhecer, conteúdos procedimentais: aprender a fazer e os conteúdos atitudinais: aprender a viver juntos aprendendo a ser.
É sempre importante que se tenha objetivos a serem alcançados. Uma prática pedagógica que contemple estes conteúdos não de maneira isolada, mas de forma conjunta muito provavelmente será significativa. Analisando o método ativo de Piaget podemos nos embasar em alguns pressupostos pedagógicos e diretrizes importantes. É necessária uma práxis que faça com que minha criança desenvolva sua capacidade operativa de pensamento. Nesta abordagem, o nosso trabalho é fundamental. A criança deve experienciar, compreender, para que seja capaz de ter um pensamento autônomo. Os conteúdos explicitados acima “casam” com este método.
Sim,pois ao ser realizado o planejamento tem que ser levado em conto os tipos de conteúdos para que o trabalho em sala de aula tenha os objetivos alcançados.
Os conteúdos desenvolvidos no planejamento são os conceituais que referem-se à construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitam organizar a realidade.
Os conteúdos procedimentais que referem-se ao saber fazer. Neste a aprendizagem de procedimentos está relacionada à possibilidades da criança construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhes possibilitem a realização de suas metas. E os conteúdos atitudinais que tratam dos valores, das normas e das atitudes, nesse tipo de conteúdo implica uma prática coerente, onde os valores, as atitudes e as normas que se pretende trabalhar, estejam presentes, desde as relações entre as pessoas até a seleção dos conteúdos.
Uma atividade que necessita de uma abordagem específica e metodológica e um projeto de pesquisa de campo ( atividade extra-classe ) onde os procedimentos possibilitam a criança construir seu conhecimento através do contato direto com o conteúdo abordado em sala de aula.
Tarefa 5
É de suma importância respeitar as características de cada etapa de desenvolvimento.
Usar sempre métodos ativos promovendo atividades desafiadoras, para que as crianças possam ter um maior interesse pelo conteúdo.
Proporcionar diferentes situações de ensino aprendizagem, de forma a estimular os alunos.
Tarefa 2-
Particularmente acho ,que há sim uma necessidade de uma abordagem e metodologia específica para conteúdo .
Pois é preciso buscar alternativas e repassar esses conhecimentos de forma diferenciada para que possa ser bem assimilado pelas crianças, assim a visão de que a função do professor é transmitir saberes ou ainda ,proporcionar aos alunos o contato com o conhecimento envolve mais do que o simples domínio do que irá ser transmitido ,tendo em vista, que na educação infantil as metodologias devem ser diferenciadas e o professor tem que adquirir uma função polivalente, buscar sempre novas formas de se trabalhar, levando em consideração as especificidades do público infantil e considerando sempre que a construção da aprendizagem acontece a partir da troca de conhecimento e vivências.
Tarefa 2-
Particularmente acho ,que há sim uma necessidade de uma abordagem e metodologia específica para conteúdo .
Pois é preciso buscar alternativas e repassar esses conhecimentos de forma diferenciada para que possa ser bem assimilado pelas crianças, assim a visão de que a função do professor é transmitir saberes ou ainda ,proporcionar aos alunos o contato com o conhecimento envolve mais do que o simples domínio do que irá ser transmitido ,tendo em vista, que na educação infantil as metodologias devem ser diferenciadas e o professor tem que adquirir uma função polivalente, buscar sempre novas formas de se trabalhar, levando em consideração as especificidades do público infantil e considerando sempre que a construção da aprendizagem acontece a partir da troca de conhecimento e vivências.
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