PMEQ- PROGRAMA MUNICIPAL POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE/ PROMISSÃO-SP
Olá, amigos e amigas da Educação.
Iniciam-se as ações do Programa para o ano de 2015, agora também num formato digital.
Assim, a partir deste ponto o blog nos servirá também de canal de comunicação, interação profissional e formação!
Bem vindos!
8 comentários:
Oi Pri! já achei você! Vamos estudar amanhã?
Elaine Brito -Professora EMEI Mônica
Olá, este é um comentário teste. Para poder postá-lo, acessei o blog, escolhi perfil anônimo e escrevi neste quadro estas instruções. Depois clicarei em publicar e aguardarei. Se conseguir visualizar é porque estes passos deram certo :)
Essa formação certamente ampliará meu campo de trabalho bem como a evolução das competências.
O PMEQ é uma oportunidade de crescimento na prática educativa.
Para que toda aprendizagem se efetue é necessário que haja conteúdos apresentados de forma simplificada e associados a práticas sociais reais, esta abordagem didática, visa destacar a importância de diferentes categorias: os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
- Conteúdos conceituais: ativam as capacidades intelectuais para operar com símbolos ideias, imagens e representações da realidade.
- Conteúdos procedimentais: desenvolve a capacidade de manipular objetos de uso cotidiano levando à aprendizagem e a construção de conhecimento como: oportunizando diferentes experiências da vida.
- Conteúdos atitudinais: tratam dos valores, das normas e das atitudes, implicando em torná-lo explícitos e compreendê-los como passíveis de serem aprendidos e planejados.
Os conteúdos estão intrinsecamente relacionados com a forma como são trabalhados com as crianças, portanto seria impossível separá-los.
Aparecida Soledade Debiazi Sallazar Penchel
Esta formação é certamente a oportunidade de ampliar meus conhecimentos e minha pratica pedagógica, podendo oferecer o melhor aos meus alunos.
TAREFA 3
30 de Novembro de 2015
O)s conteúdos da rede da Educação infantil são programados anualmente. A nossa proposta pedagógica é bimestral.
São estabelecidas modalidades com etapa II, I e maternal, de acordo com a faixa etária. Nossos conteúdos são baseados nos R.C.N.E.I. com um sistema apostilado. A avaliação é feita cotidianamente de acordo com o desenvolvimento do aluno.
TAREFA 4
Etapa - maternal
Tema: caixinha de surpresa
Tempo: 50 minutos
Objetivos:
- Despertar a curiosidade na criança:
- Estabelecer vínculos afetivos e troca de brinquedos entre elas, ampliando sua comunicação e interação social.
- Diminuir o egocentrismo, respeitando regras sabendo guardar segredos.
Justificativa: esta aula foi desenvolvida com o objetivo de despertar nas crianças a importância de se relacionarem bem durante o brincar, sem achar que um certo brinquedo pertence somente à ela, não querendo dividir nada, mas somente acumular todos para si.
Recursos:
- Uma caixa com um brinquedo da criança embrulhada para presente.
- Uma cartolina.
- Um pincel atômico.
Metodologia:
- Pedir para uma criança tentar descobrir o que a outra tem de brinquedo dentro da caixa. Se a criança descobrir, abrir e mostrar para todos.
- As caixas que as crianças não conseguiram descobrir o que tem dentro, abrem todos juntos.
- Selecionar os brinquedos iguais, exemplo: carrinho, boneca,bola, etc.
- Fazer a contagem e construir um gráfico de brinquedos iguais e diferentes.
- Observar os brinquedos e ver com qual quer brincar fazendo a troca com o colega. dando oportunidade brincarem com todos os brinquedos.
Espaço:
Dentro da sala de aula ou no pátio da escola.
Avaliação:
A avaliação será contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, sendo observados e registrados pelo professor documentando se estar havendo mudanças no comportamento das crianças, no sentido de trocarem de brinquedos sem chorar ou até mesmo brigarem por algum que ela quer só para ela.
Produto final:
Uma vez que tiveram oportunidade de brincar com todos os brinquedos pode se esperar que as crianças podem relacionar-se bem sem brigas e choros por determinado brinquedo.
Tarefa 5:
Consequências pedagógicas;
* Os estudos experimentais de Piaget permitem ao professor indicar o estágio em que uma criança está atuando, ao mesmo tempo lhe mostram o que esperar dos alunos nos diferentes estágios de desenvolvimentos.
* As atividades desafiadoras acionam e mobilizam os esquemas cognitivos de forma a levar o educando a observar, comparar, identificar, diferenciar, classificar, seriar, localizar no tempo e espaço e outros.
* A verdadeira aprendizagem a mais duradoura não é produto de um ensino meramente verbal ou gráfico. Ela decorre quando se apela sistematicamente para a atividade do aluno,dando-lhe oportunidade de atuar diretamente sobre os objetos, manipulando, construindo, pesquisando e experimentando.
* Os objetos a serem utilizados para concretizar o exercício operatório podem ser bem simples como botões, conchas, canudos, ou qualquer recurso que o professor tenha em mãos.
* O jogo corresponde ao impulso natural da criança e é capaz de absorve-la de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. Por isso deve ser usado como um recurso para facilitar a aprendizagem, contribuindo tanto para o desenvolvimento cognitivo, como moral e social.
* Para Piaget o convívio grupal ajuda o desenvolvimento cognitivo pois oferece a oportunidade para que cada um compare seus pontos de vista com os dos outros.
* Portanto, o trabalho em grupo aperfeiçoa as operações mentais, desenvolvendo o pensamento crítico do aluno.
* Cabe ao professor adotar uma atitude de feedback, estimulando a atividade mental dos alunos e seu trabalho de descoberta e investigação, bem com reforçando positivamente as iniciativas e os esforços dos alunos de modo a incentivá-los no processo de construção do conhecimento.
Aparecida Soledade Debiazi Sallazar Penchel
TAREFA 3
Os conteúdos da rede de Educação Infantil são planejados anualmente.
São estabelecidas Etapas de acordo com a faixa etária
Nossos conteúdos são baseados nos RCNEIS e em uma proposta pedagógica que engloba projetos e um sistema apostilado
Os planejamentos são bimestrais e são realizadas avaliações diárias e contínuas acompanhando o desenvolvimento dos alunos .
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