Tarefa 3
Sobre "conteúdos do Projeto Pedagógico", responda:
Questões sobre os conteúdos na Rede de Educação Infantil que você responderá a partir de sua vivência
- · São programados num plano anual?
- · São estabelecidas as modalidades organizativas para tratamento destes conteúdos antecipadamente?
- · Em que se baseia a escolha destes conteúdos?
- · São planejadas por meses, bimestres, trimestres ou semestres?
- · O modelo de avaliação é oficial ou extra oficial?
Tipos
de conteúdos
CONTEÚDOS CONCEITUAIS: APRENDER A CONHECER p. 51
“Referem-se à construção ativa das capacidades
intelectuais para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que
permitam organizar a realidade.”[...] Para aprende-lo, a criança precisa passar
pela construção de conceitos espontâneos que serão constatados depois através
de aproximações sucessivas com os conceitos cientificamente elaborados.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: APRENDER A FAZER p. 51
“...referem-se ao saber fazer. A aprendizagem
de procedimentos está diretamente relacionada à possibilidade de a criança
construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhes possibilitem realizar
suas metas.” Nesta etapa é saber operar objetos e trabalhar informações.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS: APRENDER A VIVER JUNTOS
APRENDENDO A SER p. 51 e 52a“...tratam dos valores, das
normas e das atitudes.” Relaciona-se com uma prática coerente com o discurso,
onde a criança aprende pelo modelo, não só pelo conteúdo, até mesmo na
organização da instituição educativa.
6 comentários:
O Projeto Pedagógico ideal é aquele que auxilia a criança a compreender o mundo por meio da pesquisa do debate e da solução de problemas, devendo ocorrer uma constante interação entre as atividades escolares e as necessidades e os interesses das crianças.
Nos tempos atuais, na educação infantil com um sistema apostilado, tentamos através da programação uniforme e as unidades de ensino, a nossa proposta pedagógica é bimestral, usamos as unidades didáticas inseridas numa literatura com todas as etapas organizando esses conteúdos. Nessa abordagem, os conteúdos, as habilidades e as atividades dos educandos giram em torno de temas que ja vem relacionados nas apostilas.
Tentamos nortear nosso trabalho em princípios fundamentais:
1 intenção -> se é significativo
2 situação-problema -> analisar, formular. e estabelecer conexão (pensamento)
3 ação -> aprendizagem no perceber, sentir, agir e pensar.
4 investigação ->pesquisar
5 avaliação ->houve aprendizagem e mudança no comportamento.
Célia Regina Domingues e Erika Faria Hernandes
EMEI MUNDO DA FANTASIA
Fazemos um trabalho bimestral e escolhemos os conteúdos no pensamento de articula-los ao material que utilizamos na rede. As modalidades organizativas são estabelecidas antecipadamente para tratamento dos mesmos. Utilizamos as atividades permanentes e trabalhamos com projeto didático. As avaliações são pensadas coletivamente, mas nada impede que cada educador elabore a sua. Temos expectativas de aprendizagem para alcançar ao longo do ano.
Para a realização do nosso trabalho docente os conteúdos são programados antecipadamente num plano anual e estabelecidos/ trabalhados bimestralmente e em consonância com o material didático(apostila) e projetos didáticos estruturados sempre por uma literatura infantil. Há uma ficha de avaliação da aprendizagem comum a todos os professores. Quanto à forma de avaliar o aluno, nos é dada a autonomia necessária para verificação da aprendizagem seja por atividades de registro, orais e também por observações.
Os conteúdos são trabalhados bimestralmente por meio de projetos e apostilas. São organizados em eixos que norteiam o trabalho pedagógico, levando em consideração a importância das interações no processo educativo.
As atividades são programadas de modo que insira o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo que se quer alcançar.
A avaliação é feita através de acompanhamento e de registros das etapas trabalhadas.
Na Educação Infantil, os conteúdos são trabalhados bimestralmente por meio de projetos e apostilas.Nessa abordagem,os conteúdos ,as habilidades e as atividades giram em torno de temas que já vem inseridos nas apostilas.
A avaliação é feita através de registros,atividades orais e observações.
Sabrina Gasparini Dias.
Projeto Pedagógico auxilia na compreensão do mundo, na pesquisa, no debate e na solução de problemas, devendo ocorrer uma constante interação entre escola, as necessidades e os interesses das crianças.
Na educação infantil a proposta pedagógica é planejada bimestralmente, usando as unidades didáticas inseridas numa literatura e no método apostilado, com auxílio de atividades complementares.
Os princípios norteadores fundamentais para o projeto pedagógico são:
- interação = significativo;
- situação-problema = analisar, formular e estabelecer conexão;
- ação = aprendizagem no sentir e pensar ;
- investigação = pesquisa ;
- avaliação = houve aprendizagem e mudança no comportamento.
Céusa Maria de Oliveira Bomfim
Postar um comentário