“Pensamos na alfabetização como um processo de
aquisição do código escrito, também como um tempo de produção de significados a
partir do contato com o ambiente alfabetizador [...] Transformar a sala em um
ambiente acolhedor, rico em material escrito, é uma boa oportunidade para
melhorar a qualidade das aulas.” P.P.E.I - Promissão, p. 92
Tarefa 5
Leia
e grife as principais ideias do texto “CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA TEORIA DE
PIAGET EM SALA DE AULA”.
Produza e poste uma copilação das ideias centrais que você destacou!
8 comentários:
Ideias centrais sobre o texto “Consequências pedagógicas da teoria de Piaget em sala de aula”
MÉTODO ATIVO <----> RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO <----> SITUAÇÕES-PROBLEMA/DESAFIOS <---->AÇÕES EFICAZES <----> AMPLIA ESQUEMAS MENTAIS DE PENSAMENTO <---->MATERIAL CONCRETO/JOGOS <----> APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA <----> TRABALHO EM GRUPO <---->INTERAÇÃO SOCIAL <----> LIBERDADE/ESPONTANEIDADE <----> MEDIAÇÃO <---->PENSAMENTO FIGURATIVO (EXPERIÊNCIAS) PARA O PENSAMENTO OPERATIVO (PLANO MENTAL) <----> MÉTODO ATIVO
Resumidamente, Piaget apresenta orientações significativas para uma sala de aula ser dinâmica e ativa, de maneira onde se poderá aprender;
-diferentes hipóteses
-diferentes conhecimentos (relacional/não linear)
-múltiplas linguagens;
-construção e reconstrução do que ja foi aprendido
-encontrar interrogações significações no percurso
-emergir em experiências e vivências
-instigar a curiosidade
-ressignificar as diferentes formas de interpretar, representar
-simbolizar as vivencias por meio do desenho, da expressão corporal, do contato com diferentes materiais.
Não é possível continuar simplificando situações nas quais a criança seja agente empobrecida de conhecimento. E lógico que as crianças se interessam pelo mundo que está a sua volta. Vivemos em uma sociedade da informação e abundante. Mas o conhecimento só é conhecimento quando está organizado, relacionado com as informações e inserido no contexto para a sua inserção no mundo.
Célia Regina Domingues e Erika Faria Hernandes
EMEI MUNDO DA FANTASIA
Resumidamente, Piaget apresenta orientações significativas para uma sala de aula ser dinâmica e ativa, de maneira onde se poderá aprender;
-diferentes hipóteses
-diferentes conhecimentos (relacional/não linear)
-múltiplas linguagens;
-construção e reconstrução do que ja foi aprendido
-encontrar interrogações significações no percurso
-emergir em experiências e vivências
-instigar a curiosidade
-ressignificar as diferentes formas de interpretar, representar
-simbolizar as vivencias por meio do desenho, da expressão corporal, do contato com diferentes materiais.
Não é possível continuar simplificando situações nas quais a criança seja agente empobrecida de conhecimento. E lógico que as crianças se interessam pelo mundo que está a sua volta. Vivemos em uma sociedade da informação e abundante. Mas o conhecimento só é conhecimento quando está organizado, relacionado com as informações e inserido no contexto para a sua inserção no mundo.
Célia Regina Domingues e Erika Faria Hernandes
EMEI MUNDO DA FANTASIA
A teoria de Jean Piaget nos ajuda a compreender o desenvolvimento humano.O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Os estudos experimentais de Piaget permitem ao professor indicar o estágio em que uma criança está atuando e, ao mesmo tempo, lhe mostram o que esperar dos alunos nos diferentes estágios de desenvolvimento.
O professor precisa propor atividades desafiadoras que estimulem a reflexão e a descoberta por parte dos alunos. Utilizar métodos ativos de aprendizagem que dão especial relevo à solução de problemas, à pesquisa, à experimentação, às atividades de manipulação e construção e ao trabalho em grupo.
Para Piaget o jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois, ao representar situações imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato. Na atividade lúdica, a criança expressa sua personalidade, o que contribui para a evolução da imagem do corpo.
Ainda segundo Piaget deve-se fazer com que a interação social e a linguagem tenham um lugar proeminente na programação diária de ensino, estimulando a interação verbal entre os alunos e promovendo atividades de grupo que envolvam cooperação e troca de idéias.
O clima psicológico da sala de aula tem que ser de liberdade e espontaneidade, o professor deve observar os alunos enquanto trabalham, prestando atenção na forma como agem e ouvindo suas opiniões, de modo a poder ajudá-lo na aprendizagem, quando isto for necessário.
Daniela Rodrigues dos Santos
O texto traz questões reflexivas sobre o papel do professor frente à aprendizagem do aluno. Sob a perspectiva de um desenvolvimento gradual confere importância às;
-etapas de desenvolvimento e as ações funcionais (motoras e mentais) em cada uma delas;
-utilizações de métodos ativos de ensino-aprendizagem implicando na manipulação concreta e direta com os objetos do conhecimento, possibilitando ao aluno reconstruir e reinventar seus significados;
-situações-problemas que devem estar presentes na organização da aprendizagem (atividades desafiadoras);
Outro ponto importante abordado no texto é o uso de jogos nas situações de aprendizagem. O jogo, do ponto de vista subjetivo envolve emoção e ludicidade, elementos fundamentais para tornar as aprendizagens significativas. Além disso, nos jogos outro aspecto é trabalhado: a relação com o outro, sustentada por regras e respeito às diferenças. Assim como Vigotsky confere à interação social, um papel regulador na construção da autonomia e da moral.
Ao final do texto, discorre sobre o papel do professor diante das situações de ensino-aprendizagem propostas sendo este um facilitador e mediador, intervindo quando necessário e estimulando os alunos à investigação e descoberta.
Maristela D.Lopes
Tarefa 5-Respeitar as características de cada etapa do desenvolvimento e considerar os interesses de cada fase ,estimulando a atividade funcional ,isto é, a atividade natural do indivíduo.
Propor atividades desafiadoras ,organizadas sob a forma de situações-problemas ,que estimulem a reflexão e a descoberta por parte dos alunos ,contribuindo para ampliar seus esquemas mentais de pensamento.
Utilizar métodos ativos de ensino-aprendizagem, de forma a ativar os esquemas mentais e estimular o pensamento ,ampliando as estruturas cognitivas .Métodos ativos são aqueles que dão especial relevo à solução de problemas, à pesquisa ,à experimentação ,às atividades de manipulação e construção e ao trabalho em grupo, permitindo que o conhecimento não seja apenas transmitido ,mas reinventado ou reconstruído pelo aluno.
Prover a sala de aula de materiais variados que o aluno possa ver, tocar e manipular ,tendo em vista a resolução de problemas.
Proporcionar aos alunos situações nas quais tenham possibilidade de manipular objetos concreto ,aplicando seus esquemas mentais à situações reais (tendo em vista uma maior compreensão da realidade) e exercitando as operações concretas.
Utilizar o jogo como recurso útil para a aprendizagem ,pois as crianças tendem a concentrar sua atenção e a trabalhar mais intensamente ,mantendo seu nível de esforço ,quando estão envolvidas nesse tipo de atividade.
Fazer com que a interação social e a linguagem tenham um lugar proeminente na programação diária de ensino ,estimulando a interação verbal entre os alunos e promovendo atividades de grupo que envolvam cooperação e troca de ideias .Por exemplo ,projetos de grupo, resolução de problemas em grupo, desempenho de papéis ,jogo dramático e debate em classe.
Assim a convivência grupal estimula a reversibilidade do pensamento e a reciprocidade no tratamento mútuo, contribuindo para a passagem da heteronomia para a autonomia.
Fazer com que o clima psicológico da sala de aula seja de liberdade e espontaneidade, o que não deve ser interpretado como um clima de laissez – faire ,de caos ou indisciplina , pois o professor deve marcar sua presença ,propondo atividades desafiadoras e acompanhando os alunos no processo de construção do conhecimento .Portanto , a principal função do professor é promover a atividade dos alunos , assegurados que eles atuem física e mentalmente.
Observar os alunos enquanto trabalham ,prestando atenção na forma como agem e ouvindo suas opiniões , de modo a poder ajuda-lo na aprendizagem ,quando isto for necessário .Cabe ao professor adotar uma atitude de feedback estimulando a atividade mental dos alunos e seu trabalho de descoberta e investigação ,bem como reforçando positivamente as iniciativas e os esforços dos alunos ,de modo a incentivá-los no processo de construção do conhecimento.
Tarefa 5
-Respeitar as características de cada etapa do desenvolvimento e considerar os interesses de cada fase ,estimulando a atividade funcional ,isto é, a atividade natural do indivíduo.
Propor atividades desafiadoras ,organizadas sob a forma de situações-problemas ,que estimulem a reflexão e a descoberta por parte dos alunos ,contribuindo para ampliar seus esquemas mentais de pensamento.
Utilizar métodos ativos de ensino-aprendizagem, de forma a ativar os esquemas mentais e estimular o pensamento ,ampliando as estruturas cognitivas .Métodos ativos são aqueles que dão especial relevo à solução de problemas, à pesquisa ,à experimentação ,às atividades de manipulação e construção e ao trabalho em grupo, permitindo que o conhecimento não seja apenas transmitido ,mas reinventado ou reconstruído pelo aluno.
Prover a sala de aula de materiais variados que o aluno possa ver, tocar e manipular ,tendo em vista a resolução de problemas.
Proporcionar aos alunos situações nas quais tenham possibilidade de manipular objetos concreto ,aplicando seus esquemas mentais à situações reais (tendo em vista uma maior compreensão da realidade) e exercitando as operações concretas.
Utilizar o jogo como recurso útil para a aprendizagem ,pois as crianças tendem a concentrar sua atenção e a trabalhar mais intensamente ,mantendo seu nível de esforço ,quando estão envolvidas nesse tipo de atividade.
Fazer com que a interação social e a linguagem tenham um lugar proeminente na programação diária de ensino ,estimulando a interação verbal entre os alunos e promovendo atividades de grupo que envolvam cooperação e troca de ideias .Por exemplo ,projetos de grupo, resolução de problemas em grupo, desempenho de papéis ,jogo dramático e debate em classe.
Assim a convivência grupal estimula a reversibilidade do pensamento e a reciprocidade no tratamento mútuo, contribuindo para a passagem da heteronomia para a autonomia.
Fazer com que o clima psicológico da sala de aula seja de liberdade e espontaneidade, o que não deve ser interpretado como um clima de laissez – faire ,de caos ou indisciplina , pois o professor deve marcar sua presença ,propondo atividades desafiadoras e acompanhando os alunos no processo de construção do conhecimento .Portanto , a principal função do professor é promover a atividade dos alunos , assegurados que eles atuem física e mentalmente.
Observar os alunos enquanto trabalham ,prestando atenção na forma como agem e ouvindo suas opiniões , de modo a poder ajuda-lo na aprendizagem ,quando isto for necessário .Cabe ao professor adotar uma atitude de feedback estimulando a atividade mental dos alunos e seu trabalho de descoberta e investigação ,bem como reforçando positivamente as iniciativas e os esforços dos alunos ,de modo a incentivá-los no processo de construção do conhecimento.
Sabrina Gasparini Dias
Consequências da Teoria de Piaget em sala de aula.
Principais ideias:
Respeitar as características de cada etapa do desenvolvimento e considerar os interesses de cada fase, estimulando a atividade funcional e natural da criança. Estes estudos permitem que o professor indique o estágio em que cada criança está e mostram o que esperar em cada um deles.
Para isso é necessário propor atividades desafiadoras que estimulam a reflexão e a descoberta, contribuindo para ampliar seus esquemas mentais de pensamento.
Tais atividades acionam os esquemas cognitivos onde leva a observar, comparar, identificar, diferencias, classificar, seriar, localizar-se, descrever, explicar coletar dados, sintetizar, propor hipóteses, concluir, deduzir e julgar. Estas são ações do método ativo onde levam a solução de problemas, à pesquisa e a experimentação.
Prover materiais concretos variados para que a criança possa manipular e ter maior compreensão da realidade e uma aprendizagem significativa.
A utilização do jogo como recurso de aprendizagem, desenvolvendo a atenção intensa e total da atividade, pois ativa as funções psiconeurológicas e contribui para o desenvolvimento moral e social.
As descobertas de Piaget, entre outras, tem como objetivo ajudar o aluno a desenvolver sua capacidade operativa de pensamento que lhes permitam adquirir conhecimentos e possibilitem raciocinar em qualquer situação, com um pensamento autônomo, coerente, objetivo, crítico e criativo.
Céusa Maria de Oliveira Bomfim
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