“A criança não deve ser adaptada ao conteúdo, e
sim o conteúdo deve ser transformado, num jogo próprio para cada idade.”
P.P.E.I - Promissão
Tarefa 4
Promover,
com a equipe de sua etapa de ensino, um Projeto de Trabalho para determinado
conteúdo que vocês julguem de necessidade, relevância e interesse dos alunos,
sob a perspectiva das “Vivências”. Lembrem-se de analisar este planejamento
baseado no lembrete entregue no experimento de hoje e nas reflexões. Bom
trabalho!!
LEMBRETES
Ao elaborar o Projeto de Trabalho sob a
perspectiva das “Vivências” que será desenvolvido em sua etapa, tenha em mente:
- · Objetivos e justificativa;
- · Recursos midiáticos;
- · Recursos materiais;
- · Recurso do tempo;
- · Recurso metodológico;
- · Organização do espaço;
- · Especificidades da etapa de ensino;
- · Processo avaliativo;
- · Registros;
- · Produto final
8 comentários:
4. PROJETO VIVÊNCIAS
O projeto tem por objetivo levar em conta os vários aspectos humanos e auxiliar os alunos a interpretar e compreender o mundo que os circunda e a si mesmos, Fazer conexões entre sentimentos, ideias, palavras, gestos e ações
O projeto virtudes colabora com o aluno respeitar o outro e asi mesmo através de "atitudes"
A primeira transformação é aprendizagem significativa dentro da sala de aula. Ele se desenvolve através do agir, pensar, e refletiram sobre a mudança de atitude (comportamento egoísta).
Através da ações dos alunos é que o projeto ganha significação, relacionando as ações ao contexto da sala de aula.
Ao surgimento de interrogações no percurso, novas experiências e vivências deverão ser integradas. São conceitos atitudinais, onde as crianças aprendem a a viver e se relacionarem, aprendendo a ser,
Célia Regina Domingues 1ªetapa/MUNDO DA FANTASIA
Projeto de trabalho
Tema: “Construção Social da Criança”
Objetivos:
• Valorizar-se no contexto social;
• Agir com respeito ao próximo;
• Adquirir boas maneiras, conscientizar-se das regras;
• Envolver a família no ambiente escolar.
Este Projeto visa estimular a parceria entre escola, criança e família e também promover o crescimento individual e social, estimulando o saber ouvir, o saber argumentar, a solidariedade e o respeito. A divisão de responsabilidades, a decisão e o comprometimento coletivos alimentam a formação de cidadãos efetivamente capazes de intervir na construção de uma sociedade mais justa.
Serão utilizados recursos midiáticos como televisão, computador e projetor, além de livros e vídeos alusivos, cartazes e jogos.
O Projeto será desenvolvido na própria U.E. num período de aproximadamente dois meses e pretende-se que transcenda os “muros” da escola.
Nossa etapa de ensino é cheia de vivências e um dos assuntos abordados quase que momentaneamente é a questão do respeito para com o próximo. A família, como nossa parceira efetiva, tem de estar presente neste processo de conscientizar as crianças.
A avaliação se realiza como investigativa, mediadora, sistemática e contínua. Ela acompanhará o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Ações:
• Dinâmicas, brincadeiras, jogos, trabalhos em grupo, contação de histórias, vídeos, dramatizações, músicas, reunião semanal para os pais (temas alusivos, discussões, propostas), gincana (pais e alunos), rodas de conversa, representações pictóricas.
OBS.: Algumas ações vão ser realizadas tanto com os educandos, como com os pais.
Todo o processo será fotografado e relatado. O produto final será uma exposição com as fotos e trabalhos realizados e também uma confraternização (café da tarde).
Projeto de Trabalho sob a perspectiva das “ Vivências”
Tema: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA
Público alvo: Alunos da 2ª etapa
Justificativa
A escola desenvolve um papel importante na ampliação das interações sociais que a criança tem até então no ambiente familiar. Novos conhecimentos, objetos, outras crianças e adultos tecendo uma nova situação que exige gradualmente escolhas, comportamentos e ações. Com um olhar específico às relações sociais entre as crianças, a escola deve promover um ambiente de respeito mútuo e valorização das diferenças individuais.
Objetivo:
-valorizar-se no contexto social;
-agir com respeito ao próximo;
-adquirir boas maneiras,
-conscientizar-se e respeitar regras;
-envolver a família no ambiente escolar.
Conteúdo:
De caráter atitudinal, o conteúdo a ser trabalhado implicará:
- na construção da identidade e autonomia da criança;
- na observação do meio que a cerca;
- na mudança de comportamento e conduta diante dos conflitos surgidos;
Desenvolvimento:
-Conto de histórias;
-Músicas;
-Dramatizações;
-Palestra com os pais.
-Leitura de imagens/Roda de conversa;
-Filmes, Dvds Musicais;
-Dinâmicas e brincadeiras de grupo, Jogos cooperativos e Jogos de regras;
Avaliação
A avaliação será contínua, observando a participação e interação dos alunos nas atividades propostas tendo como objetivo a mudança de comportamento diante da relação com o outro.
Produto final
As atividades realizadas durante o projeto serão registradas por fotos para a confecção de um mural para exposição à toda escola e aos pais.
Maristela D. Lopes
Projeto de trabalho
Tema: A construção social da criança
Duração: 2 meses
Justificativa:
A construção social da criança acontece de acordo com o meio em que vive; seus familiares, amigos, vizinhança, igreja, escola,etc; numa troca entre a criança e o seu meio, um interagindo com o outro onde a criança modifica e é modificada.
Sendo assim cada criança vivencia a sua própria construção social.
Objetivos:
- Valorizar-se no contexto social
- Agir com respeito ao próximo;
- Adquirir boas maneiras;
-Conscientizar-se das regras;
-Envolver a família, no ambiente escolar;
Desenvolvimento:
-Dinâmicas;
-Trabalho em grupo;
-Utilização de histórias educativas (valores);
-Dramatizações;
-Vídeos sobre o tema;
-Músicas,
Recursos Midiáticos / Materiais
-Rádio
-Televisão
-máquina fotográfica
-filmadora
-livros
-cartazes
Avaliação:
-Atitudes como responsabilidade, respeito e cooperação;
- Interesse e motivação
Registros:
Fotos e vídeos de todo o trabalho realizado.
Produto final:
Reunir alunos e familiares para assistirem vídeos e visualizarem fotos feitas durante sua participação no projeto.
Daniela Rodrigues dos Santos
Projeto vivências
TEMA: Virtudes Mudanças e Atitudes
OBJETIVOS: -Respeitar o outro, e a si mesmo;
- Conhecer e vivênciar as virtudes;
-Modificar suas atitudes no cotidiano;
JUSTIFICATIVA: O projeto virtudes colabora para que o aluno aprenda a respeitar o outro e a si mesmo.
DESENVOLVIMENTO/ RECURSOS MIDÍATICOS/ RECURSOS MATERIAIS
Ele se desenvolve através do agir,pensar e refletir sobre a mudança de atitude.
- Músicas
-Histórias
-Dinâmicas
-Vivências
-Atitudes e Ações
-Livros e Vídeos
-Interação Família/Escola (Roda De Conversa)
-Rádio
-Televisão
-Máquina fotográfica
-Filmadora
-Livros
-Cartazes
AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, observando a participação e interação dos alunos nas atividades propostas,tendo como objetivo a mudança de comportamento diante da relação com o outro.
REGISTROS: Fotos e Vídeos dos trabalhos realizados.
PRODUTO FINAL: Reunir alunos e familiares para assistirem vídeos e visualizarem fotos feitas durante o projeto.
Sabrina Gasparini Dias
Projeto de trabalho
Tema: Jogos e Brincadeiras
Público alvo: Maternal
Objetivos:
• Ajudar na socialização das crianças;
• Criar ambiente favorável para que percebam que todos devem ser respeitados;
• Proporcionar momentos de interação através das brincadeiras;
• Promover um melhor entendimento das regras através dos jogos.
Justificativa:
Como sempre temos casos de falta de limites, agressividade e preconceito em sala de aula, pensamos em um projeto que possa atender a tudo isso de uma vez só.
Com os jogos e as brincadeiras as crianças conseguem perceber de maneira mais clara que tudo tem regras e limites, e também que todos somos iguais.
Recursos:
Para que possamos fazer um bom projeto, iremos utilizar vários recursos. Histórias, músicas e criar um ambiente acolhedor e propício para a realização das atividades.
Lembrando que não podemos demorar muito em cada atividade, pois as crianças desta idade perdem o foco rapidamente. Tem que ser algo bem concreto e dinâmico.
Avaliação:
Pode ser feita durante todo o ano, já que os jogos e as brincadeiras vão estar sempre presentes no maternal.
Produto final:
Esperamos que com esse projeto as crianças consigam aprender a respeitar mais os colegas e as regras. E para sabermos se isso aconteceu faremos anotações diárias de comportamento de cada criança. Assim poderemos acompanhar o progresso.
Márcia Rezende Vilela
Projeto de trabalho
Jogos e brincadeiras
Público alvo-Maternal
Objetivos-Desenvolver uma imagem positiva de si atuando de forma mais independente .
Valorizando vínculos afetivos e de troca com os colegas e adultos.
Brincar expressando emoções ,sentimentos ,desejos e necessidades.
Utilizar diferentes linguagens(corporal, musical e oral).
Justificativa-Buscar uma interação dos alunos com os colegas e respeito mútuo.
Respeitar as regras através de jogos e brincadeiras.
Recursos-Histórias ,músicas ,fantoches ,bolas, bambolê e jogos.
Avaliação-De forma contínua ,durante o processo ,levando-se em consideração as expectativas e a obediência e das regras estabelecidas durante as brincadeiras.
Produto final-Através de anotações diárias poderemos acompanhar a interação e a evolução de cada criança.
Projeto Vivências tem por objetivo levar em conta os vários aspectos humanos e auxilia os alunos a interpretar e compreender o mundo e a si mesmo. Faz conexão entre sentimentos, ideias, palavras e ações, fazendo com que os alunos respeitem uns aos outros através de atitudes.
Através de uma aprendizagem significativa o aluno se desenvolve ao agir, pensar e refletir sobre a mudança de atitude egoísta. A ação dos alunos ganha significação relacionando as ações ao contexto.
Um projeto que aborda e que tem um tema que contempla todos estes objetivos é o da história Baby Tigre, onde conta a história de um filhote de tigre que não aceitava sua aparência diferenciada (listrado) e queria ser como os outros animais da floresta.
Esta história leva a criança a compreender e aceitar sua aparência e respeitar as diferenças de maneira agradável e prazerosa.
Céusa Maria de Oliveira Bomfim
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